6 de março de 2012

BULLYING EM SOBREPESO, OBESOS E OUTRAS DIFERENÇAS, SÃO UM FENÔMENO DEVASTADOR QUE PODE DESENCADEAR ALGUNS PROBLEMAS DE SAÚDE TAIS COMO A ANOREXIA, BULIMIA, DEPRESSÃO, ANSIEDADE E ATÉ MESMO O SUICÍDIO, ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA:

Ao redor do mundo etmos observado um quantidade significativa de juvenis e mesmo adolescentes e adultos,  a depressão
O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos adolescentes. Quando atinge sua auto-imagem como no caso de adolescentes, juvenis e em alguns casos até o próprio adulto em que devido sua imagem estar comprometida por não apresentar biotipicamente a mesma imagens do grupo que quer participar ou até participa, seja na escola, na universidade, ou no trabalho, sentindo – se desagregado por apresentar aumento de peso, sobrepeso, obesidade, baixa estatura e outras característica que não o coloca como harmônico junto ao grupo, os efeitos podem ser cruéis, graves, devastadores, chegando até ao suicídio. Geralmente ocorre quando o adolescente é mais suscetível ou vulnerável às agressões verbais ou morais que lhes causam angústia e dor, principalmente quando ocorrido em ambiente escolar traduzindo-se como uma forma de exclusão social. Pode desencadear alguns problemas de saúde tais como a anorexia, bulimia, depressão, ansiedade e até mesmo o suicídio, mas a sensação subliminar, não desmotiva apenas os adolescentes, comprometendo também adultos e pode desencadear atitudes violentas medíocres. Há alguns anos atrás os termos que descreviam tais situações de forma mais civilizada eram a zoação, que não é a mesma coisa que o bullying, pois este termo é mais agressivo, violento, mais difícil de ser identificado, pois a vítima sente-se constrangida em transmitir tais fatos a quem de direito, além de serem atitudes onde geralmente possui um agressor alfa intimidador. O profissional, pautado com princípios de prevenir agravos de diversos males, preocupa-se também com esta intercorrência traumática na adolescência, que pode ter represálias graves e complexas. O objetivo deste estudo foi identificar sentimentos que possam estar relacionados com o bullying em adolescentes alunos de 5ª a 8ª séries. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, realizada em uma escola de segmento religioso conveniada com o estado, sendo que as diferenças religiosas dogmáticas são outro problema dramático. A coleta de dados ocorreu auxiliada por entrevistas gravadas, posteriormente transcritas e submetidas à análise temática. Os resultados mostraram que os sentimentos relacionados ao fenômeno são múltiplos e variados, sendo categorizados como aspectos de caráter positivo, aspectos de caráter negativo e aspectos de caráter necessário no caso de religião, mas quando se trata de auto-imagem onde existem pessoas com excesso de peso, sobrepeso, obesos, baixa estatura, o potencial explosivo se potencializa por agredir o âmago de suas auto-estimas. Nossa preocupação como médicos, principalmente endocrinologistas e neuroendocrinologistas é orientar os responsáveis por essas pessoas, no sentido de ajudá-los a prevenir problemas abrangentes nesta área que podem se tornar multidisciplinar.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.
Quando atinge sua auto-imagem como no caso de adolescentes, juvenis e em alguns casos até o próprio adulto em que devido sua imagem estar comprometida por não apresentar biotipicamente... 
http://drcaiojr.site.med.br

2.
 O profissional, pautado com princípios de prevenir agravos de diversos males, preocupa-se também com esta intercorrência traumática na adolescência, pode ter represália graves e complexas...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com/

3.
O bullying é um fenômeno devastador podendo vir a afetar a auto-estima e a saúde mental dos adolescentes... 
http://esteatosehepatica.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO DOS 

AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Hrenriqueta Verlangiere Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 2011, Rofey, Dana L.; Kolko, Rachel P.; Ana-Maria, Iosif; Silk, Jennifer S.; Bost, James E.; Fang, Wentao; Szigethy, Eva M.; Noll, Robert B.; Ryan, Neal D .; Dahl, Ronald E. 2009.Um Estudo Longitudinal de Depressão e Ansiedade na Infância em relação ao ganho de peso. Psiquiatria Infantil e Desenvolvimento Humano 40 (4): 517-526. Trasande, Leonardo; Chatterjee, Samprit. 2009. O impacto da obesidade sobre a Utilização de Serviços de Saúde e Custos na Infância. Obesity (Silver Spring) 17 (9): 1749-1754. Task Force Casa Branca sobre o Relatório Childhood Obesity ao Presidente: Resolver o problema da obesidade infantil dentro de uma geração. 2010.
Contato:
Fones:  55(11) 5572-4848 / (11) 2371-3337 ou (11) 9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2


Google Maps: